quarta-feira, 16 de setembro de 2009

.A mendiga e o livrO.

'
Da janela de um ônibus também é possível se ver o mundo, às vezes, um mundo que muitos se recusam ou não são capazes de enxergar. Hoje, passando pela Central do Brasil, impressionei-me com uma mulata. Dia cinzento e frio, da janela do ônibus avistei a negrinha. Sentada em um papelão sujinho, ela também não se encontrava aquele poço de limpeza – uma trouxinha do lado, essas coisas “normais” que encontramos nas ruas da nossa cidade. Mas essa era diferente das que eu já havia visto, por um detalhe que não me deixou pensar em mais nada o dia inteiro – ela tinha um livro nas mãos.
Quando a reparei pareceu-me até que ônibus tinha reduzido a velocidade para câmera lenta. Segurando firme como quem protege um filho ela não soltava o livro aberto e passava os olhos curiosos, cheios de fome em cima das pequenas letras e bem de perto, como quem tem problema de vista e não dispõe de um óculos. Mas não foi totalmente isso que me ocorreu. Na verdade, pareceu-me que ela não fazia idéia do que tinha escrito na sua frente, seguia as linhas rapidamente com a cabeça e virava a página. A cada página, pelo menos as que os segundos do ônibus me permitiram observar, ela se mostrava mais interessada e feliz como quem tem um tesouro nas mãos.
É curioso pensar que tanta gente com acesso a livros, geralmente não lembram da existência deles. Enquanto o estômago da mendiga, provavelmente, pedia alimento, sua curiosidade pedia, também, o conteúdo do pequeno livro aberto em suas mãos. Provavelmente o livrinho gritava, mas para ela parecia inaudível. O ônibus andou mais depressa, acompanhei com a cabeça essa visão o máximo que pude. Logo me perguntei: Será que é totalmente de educação que nosso país precisa ou a falta dela se dá por conta da tremenda e irritante preguiça de grande parte do nosso povo?

2 comentários:

  1. Caraca! ótimo texto, ótimas reflexões.
    Inté a próxima!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. seu reflexão lebrou-me de uma coisa:de que a vida passa...e que se nunca olharmos para ela,vai ser mto complicado vive-lá.

    ResponderExcluir